12/05/15

Ex-machina: o sucesso esperado

                                                                        Ex-machina




Andava danada para ver este filme, antes de ele estrear já tinha lido tudo sobre ele, a história, os actores, os sítios onde tinha sido filmado, as criticas, entrevistas....ou seja, a minha expectativa estava alta, muito alta, o que poderia provocar uma desilusão!Mas não!! Não provocou. Adorei o filme.
É um filme moderno, inovador, um trailler psicológico só com 4 actores, mas que belos actores e não falo da aparência física, mas das capacidades fenomenais de representação. Temos como principais, o  Domhnall Gleeson (Calleb), Oscar Isaac (Nathan) e Alicia Vikander (Ava).
A boa escolha do casting ajuda muito ao fascínio que o filme provoca, não são propriamente actores muito conhecidos, mas são bons, a sua representação é magnética, principalmente a de Oscar Isaac e Alicia Vikander.
Ava é um robot, construído por Nathan, cuja inteligência artificial vai ser testada por Calleb através do Turning  test, só que as coisas complicam-se, Ava apesar de ser um robot é magnética, atraente, curiosa, o que logo à partida deixa o Calleb e os espectadores fascinados.
É um filme de ficção científica, mas que pode estar-nos a bater à porta, o filme provoca algum mal estar precisamente pela  pela possibilidade de estar a acontecer....algures...em alguma parte do mundo.
O mérito vai para o Alex Garland, o realizador, que se aventurou no seu 1º filme, deixando a colaboração com o Danny  Boyle para trás. A história está bem pensada, a escolha dos actores também, Ava é um robot diferente nada estereotipado, portanto foi original a forma como se  pensou nesta bela máquina, que acredito muitos coleccionadores de action figures desejam ter na sua posse. 
O que aconteceu é que o filme estreou em algumas salas de cinema nos EUA mas depressa, dada a avalanche de criticas positivas e o interesse que despertou nas pessoas, se estendeu por várias salas de cinema, sendo já um sucesso inesperado, com discussões metafísicas e filosóficas à sua volta. Não percam!



Sem comentários: